«Arquitecta irrequietA» - Exposição de Nídia Nair
Sinopse
Arquitecta irrequietA nasceu para tentar responder às dúvidas que a autora constatou existirem, entre o público escolar do ensino básico, relativamente aos profissionais de arquitectura. (2015)
Percebeu que as crianças não descrevem essa profissão com a mesma facilidade que o fazem sobre bombeiros, carteiros, cozinheiras, dançarinas, enfermeiros, empregados de escritórios, jardineiros, lojistas, motoristas, padeiros, polícias, professores, treinadoras, sapateiros e muitas outras actividades que poderíamos citar.
Disso se apercebendo – e irrequieta que é – procurou clarificar o processo criativo correspondente, ficcionando um pequeno diálogo.
Escreveu, ilustrou, partilhou com alguns conselheiros, solicitou adaptação para língua estrangeira e preparou os conteúdos para edição em livro. (2016)
Não tendo sido possível essa publicação, decidiu avançar para a apresentação pública em formato de exposição. Uma vez mais, foi generosamente acolhida na galeria privada da Fundação Caixa Agrícola de Leiria. (2017)
Para além dos painéis apresentando o “livro”, organizaram-se ali outros elementos alusivos às questões espaciais e vivências que quotidianamente experimentamos.
Após alguns anos de interrupção (apenas com pontuais apresentações em escolas) «Arquitecta irrequietA» volta à exposição pública, desta vez na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira – Sala Infanto-Juvenil. (2023)
Ficha técnica
Organização
Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira
Outras Informações
Inauguração dia 1 de abril às 15h30
Entrada gratuita
Público-alvo: População em geral