«AUTORREPRESENTAÇÕES - LINHAS, FORMAS E CORES» - Exposição Artística de Sara Miguel
Sinopse
Pensada para ser uma narrativa que se deseja contar, nesta exposição cruzam-se imagens e títulos que se entretecem, tendo como ponto de partida a memória, a ancestralidade que nos conduz ao presente, a reflexão sobre quem somos, as nossas raízes, a nossa identidade e personalidade.
Esta mostra, com um cunho autobiográfico, reflete em torno do problema da existência humana, explorando os seus limites, da beleza à intensidade por vezes visceral dessa experiência de ser pessoa. Nas obras da artista surgem temas como as relações de poder, a fragilidade, a dor existencial, a infância, a esperança e o sentido da vida.
Os autorretratos de Sara Miguel não são retratos da sua aparência física. Poderíamos defini-los como análises psicanalíticas ou a exploração através do desenho e da pintura de determinado estado emocional, memória, ou como configurações de problemáticas contemporâneas.
Ficha técnica
Organização
Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira
Outras Informações
Entrada gratuita
Público-alvo: População em geral
Inauguração no dia 9 às 15h00
Nota biográfica
Sara Miguel, artista plástica, participou na Artzine UltraViolenta, edição n.º11, com duas obras (2020), na coletiva “Sopro” (2022), na XII Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde (2022), no Le Monde Diplomatique, com as obras “We are humans, not numbers” (outubro, 2022), “Autorretrato” (março, 2023) e “Visceral n.º8” (julho, 2023). Exposição individual “Origem” (Museu de Ovar, 2022) e “Diário”, na Associação 25 de Abril em Lisboa (2023).
A obra “Conversas sobre Deus” (2022) é capa do livro Cara a cara. La creación del psicoterapeuta, da autoria de Hélder Chambel, publicado em Espanha pela Agora Relacional Editores, 2023.
Em janeiro de 2024 esteve presente na Feira Internacional de Arte Contemporânea de Paris, participando ainda numa exposição coletiva na galeria Van Gogh em Madrid (fevereiro, 2024). Em Leiria, inaugura a 9 de março a exposição “Autorrepresentações – Linhas, formas e cores” na Galeria da Biblioteca Municipal. Em Coimbra (Galeria Almedina) tem agendada uma exposição individual – setembro 2024.
A obra de Sara Miguel está presente em diversas coleções, públicas e privadas, a nível nacional e internacional, nomeadamente a Coleção da Associação 25 de Abril, a do Museu de Ovar e da EFCIS & Amílcar Pereira.