Conversas Inquietas
Sinopse
Comunicação Cultural, com Inês Lampreia (10h00-13h00) – Sala principal
Arte e IA, com Leonel Moura (14h00-17h00) – Sala Principal
Gestão de projetos culturais, com Teresa Miguel (14h00-17h00) – Sala de ensaios
INFORMAÇÕES E RESERVAS: blackbox@teatrojlsilva.pt
Almoço incluído
Inês Lampreia
Comunicadora cultural, escritora e formadora. Diretora de comunicação da Materiais Diversos, desde março de 2019, colaboradora na área da comunicação editorial da Culturgest, coordenou a comunicação da Agência 25, do Alkantara (2016-2018) e faz consultoria para projetos artísticos na área da dança e teatro contemporâneo. Mestre em Comunicação, Cultura e
Tecnologias da Informação (ISCTE), dirigiu em 2020 a comunicação da exposição Festa. Fúria. Femina. – Obras da Coleção FLAD, e, em 2022, a Mostra de Cinema Americano Outsiders. Foi consultora em comunicação da Companhia Maior, do projeto A coleção do meu pai, da coreógrafa Cláudia Dias, da produtora de exposições Terra Esplêndida e do Centro Cultural de Cascais/Fundação D. Luís.
É professora convidada da unidade curricular Comunicação em Artes, do curso de Dança, da Escola Superior de Dança – IPL, desde 2022. É formadora nas áreas de Comunicação Cultural e Promoção & Marketing, na Academia Gerador e World Academy, respetivamente.
Inês Lampreia escreve ficção e prosa poética. Foi premiada pela Casa do Alentejo na categoria de conto, em 2012, e publicada pelas Edições Pasárgada, Centro Mário Cláudio e revistas literárias de diferentes países. Escreve as Crónicas da Pós- Normalidade para a plataforma de informação cultural Coffeepaste.
__________
Leonel Moura
Pioneiro em Robótica, Inteligência Artificial e Arte
Promove um novo tipo de arte baseada na criatividade das máquinas.
Leonel Moura é um artista inovador e pioneiro no campo da robótica e da inteligência artificial aplicada à arte. Desde 2001, desenvolveu artbots autónomos, incluindo o primeiro braço robótico capaz de gerar pinturas únicas com base num “algoritmo de formigas”. O seu trabalho explora a criatividade das máquinas, o comportamento emergente e a interseção entre arte, tecnologia e ciência. As suas criações, como o RAP (“Robotic Action Painter”) e o ISU (“The Poet Robot”), foram exibidas em todo o mundo, incluindo no American Museum of Natural History, em Nova Iorque, no Grand Palais, em Paris, e no UCCA, em Pequim.
Recentemente inaugurou o Museu “Diriyah Art Futures”, na Arábia Saudita, dedicado à arte digital.
Está representado em numerosas coleções privadas e públicas em todo o mundo, incluindo a maior coleção de arte digital da “Foundation Guy e Myriam Ullens”.
Foi nomeado Embaixador Europeu para a Criatividade e Inovação.
__________
Teresa Miguel
Produtora cultural desde 2007, atuou nos mais variados projetos de teatro e de dança, de festivais multidisciplinares e de exposições, para diferentes estruturas e entidades culturais, das quais se destacam o Centro Cultural de Belém, Fundação Calouste Gulbenkian, Compagnie ACTA (França), Comissão Nacional das Comemorações do Centenário da República, Teatro delle Briciole (Itália), Academia de Produtores Culturais, EGEAC, ARTEMREDE e Santarcangelo Festival (Itália). Desempenhou funções de direção de produção em projetos como o DocLisboa – Festival Internacional de Cinema (2009), Festival Todos (2010 a 2013) e na estrutura e Festival Materiais Diversos (2016-2020).
Na área do cinema, assumiu em 2015 a direção financeira da Midas Filmes e trabalhou com esta entidade nas áreas da distribuição, produção e exibição (2020-2023).
Frequentou o curso Festival Production Management, da European Festivals Association (2018, Bruxelas) e é formadora no curso de Produção de Eventos e Espetáculos na World Academy desde 2021.
É desde 2024 a diretora de produção do Teatro Praga.
Ficha técnica
Parceiro: Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria
Outras Informações
Preço: Entrada livre (limitada a 100 pessoas)
Público-alvo: M/6