28 set. 2024 17h00 Até 18h00

«Leiria Convida» com David Justino

Biblioteca Literatura

Apresentação do livro « Ensaios Sobre o Dia Seguinte »

«Estes Ensaios Sobre o Dia Seguinte são, assim o pretendo, uma abordagem do porvir a partir da reflexão sobre o passado, mais ou menos recente, tal como o interpretamos. Não os entendam como qualquer tentativa de "antecipação" do futuro.

Fiéis que somos às maneiras de pensar cientificamente conduzidas em ciências sociais, essa reflexão parte sempre dos problemas e da sua constante (re)formulação, numa incessante busca de explicações verosímeis, de preferência a conclusões ditas verdadeiras.»

Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira

Público-alvo: População em geral

BIOGRAFIA

David Justino nasceu em Oeiras em 1953.
Licenciado em Economia, pós-graduado em História Económica e Doutorado em Sociologia, é atualmente Professor Associado com Agregação do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e investigador do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa.
Recebeu o Prémio Gulbenkian de Ciência 1987 (Ciências Sociais e Humanas).
Foi Ministro da Educação do XV Governo Constitucional (2002-2004).
É Consultor para os Assuntos Sociais do Presidente da República.
Preside ao Conselho Nacional de Educação.