«Leiria Convida» com Joaquim Vieira
Sinopse
MÁRIO SOARES, um dos pais fundadores do regime democrático português, é visto como a figura mais relevante do pós-25 de Abril de 1974.
Com formação em História e Direito, foi primeiro‑ministro três vezes e cumpriu dois mandatos como presidente da República, tendo sido o primeiro civil eleito para o cargo por sufrágio direto e universal. Concluiu o processo de negociação para a integração de Portugal na (futura) União Europeia e assinou o respetivo tratado. Apesar das suas políticas nem sempre gerarem consenso, forjou uma estreita relação afetiva com o povo português, que o tratava carinhosamente por O Bochechas.
A presente biografia é um retrato de corpo inteiro desta personalidade histórica, desde as suas determinantes ações políticas até às facetas mais agitadas da sua vida privada.
Ficha técnica
Organização
Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira
Outras Informações
Entrada gratuita
Público-alvo: População em geral
BIOGRAFIA
Joaquim Vieira (n. 1951), jornalista, ensaísta e documentarista, esteve na direcção do Expresso, RTP e Grande Reportagem e foi provedor do leitor no Público. Assinou Portugal Século XX – Crónica em Imagens (10 volumes) e dirigiu uma coleção de 18 fotobiografias de figuras do século XX. Além de Mário Soares, escreveu biografias de Álvaro Cunhal, Francisco Pinto Balsemão e José Saramago, e ainda, entre outros títulos, História Libidinosa de Portugal e O que Fizemos da Nossa Liberdade – 50 Anos de Democracia em Portugal. Em coautoria, publicou Os Meus 35 Anos com Salazar, República em Portugal! – O 5 de Outubro Visto pela Imprensa Internacional, Nas Bocas do Mundo – O 25 de Abril e o PREC na Imprensa Internacional e Caso Sócrates – O Julgamento do Regime. O seu último documentário é Música de Graça, sobre Fernando Lopes‑Graça.