23 set. 2023 17h00 Até 19h00

«Leiria Convida» com Maria Bochicchio

Biblioteca Literatura

Apresentação do livro «Escrever o Corpo: Uma leitura da poesia de Eugénio de Andrade»

Eugénio de Andrade questiona e desafia os códigos oficiais de leitura e interpretação da realidade. Na sua escrita, a memória e os símbolos, as emoções e as referências culturais, as circunstâncias vividas e os seres humanos, os animais e as plantas, as coisas e as paisagens vão sendo entrelaçados por acção de uma palavra que convida o leitor a reencontrar-se e a reconhecer-se num imaginário poético que refaz o mundo.

A arte poética de Eugénio de Andrade não se reconduz a nenhuma espécie de teoria do fingimento e suas dialécticas, mas antes ao funcionamento de uma sinceridade mascarada pelo recurso sistemático à metáfora e à metonímia para uma permanente e obsessiva «confissão» pessoal (da pulsão do desejo, do erotismo, da opção sexual realizada ou expectante), em que os dados e as emoções do mundo interior são verbalizados por transposição mais ou menos codificada e analógica, pela forma, pela cor, pelo paladar, pelo cheiro, pelo tacto, de elementos ou partes do corpo ou aspectos ligados ao seu funcionamento, para uma paleta lexical em que o poeta procura correspondências morfológicas ou metamorfoses de umas coisas nas outras.

Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira

Público-alvo: População em geral

Biografia - Maria Bochicchio

Tem vindo a dedicar-se a variadas disciplinas, com destaque para as Literaturas  Portuguesa e Italiana, a Linguística e a Filologia. A sua formação iniciou-se na Universidade de Florença e prosseguiu em França, onde se especializou em crítica genética (ITEM de Paris), e na Suíça, na Universidade de Genebra, em crítica das variantes, tendo realizado o doutoramento na Universidade do Porto e um pós-doutoramento na Universidade de Coimbra. Investigadora do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra, coordena o grupo de trabalho “Poética e Retórica”. Como enquadramento e perspectiva de trabalho, interessa-lhe especificamente a investigação metapoética, heurística, ecdótica, intertextual, tematológica de comentário filológico e hermenêutico. Tem vindo a dedicar-se nos últimos anos ao estudo da recepção crítica e criativa de Camões na modernidade, à divulgação de poetas portugueses contemporâneos e a aspectos diversos da problemática inter-artes.  Além do italiano e do português, dedicou-se também ao francês, ao hebraico e ao grego bíblico e respectivas culturas, vindo o seu trabalho a combinar-se com outros domínios, como o ensino universitário, o ensino literário, a tradução, a poética, a entrevista (Mário Cesariny de Vasconcelos e Manoel de Oliveira, entre outros) e a divulgação cultural. Realizou projectos com instituições diversas, entre as quais o Centro Nacional de Cultura, o CCB, o Instituto Italiano de Cultura, o Comité Dante Alighieri Portugal, do qual foi vice-presidente e responsável pela programação cultural. É autora de numerosos ensaios, colaborou com vários centros de investigação nacionais e estrangeiros e com diversas revistas literárias internacionais, tendo sido curadora de diversas exposições, nomeadamente Refracções Camonianas em artistas do Século XXI, no Museu Nacional Machado de Castro. Em 2016, Foi Comissária Geral da Feira do Livro do Porto.