26 out. 2024 17h00 Até 18h00

«Leiria Convida» com Natália Constâncio

Biblioteca Literatura

Sinopse

Apresentação do livro «Romance de Dom Dinis, El-Rey que (nom) fez tudo quanto quis»
 
Roma: ano de 1674. 

Uma nobre romeira portuguesa deambula pela cidade, observando os monumentos que evidenciam a grandeza pretérita de Roma. Encaminha-se para a Igreja de Santo António dos Portugueses, onde assistirá ao sermão da Rainha Santa, proferido pelo Padre António Vieira.

De volta ao reino de Portugal, impõe-se a tarefa de ler os acervos documentais que lhe são facultados, para descortinar a História que consta nos registos oficiais. Os registos que lê nos scriptoria ou nas bibliotecas vão desvelando a belíssima relação afetiva e literária que envolve Dom Dinis e Dona Isabel, remetendo para ligações culturais que unem o reino de Portugal a Aragão; para a influência da literatura provençal e da obra de Dom Alfonso X, o Sábio, na lírica de Dom Dinis, e para a problemática que envolve a ereção dos Estudos Gerais, em Lisboa.

Muito embora se trate de um romance que apresenta o discurso do Rei, a obra tem como protagonista Dona Isabel.
 
Através de uma incursão psicológica, a narrativa vai mostrando, de forma paulatina e singular, a dualidade anímica em que se vê Dona Isabel, ante dois (grandes) amores, igualmente sublimes: o que dedica a Deus e o que experiencia com Dom Dinis. 

Ficha técnica

Organização
Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira

Outras Informações

Entrada gratuita

Público-alvo: População em geral

 

SINOPSE BIOGRÁFICA
Doutorada em Estudos Portugueses, com a Tese Subversão e Paródia na Obra de Mário de Carvalho (2012); Mestre em Literaturas Românicas – Literatura Portuguesa, com a tese Ruínas e Incertezas em Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde, de Mário de Carvalho, e Licenciada em Humanidades. Investigadora do CIAC, UAlg. (Universidade do Algarve) e Investigadora Integrada do IELT (NOVA-FCSH). Coordena, desde 2018, com o Historiador Daniel Alves (IHC-NOVA-FCSH), o Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental (http://litescape.ielt.fcsh.unl.pt/). Integra a equipa editorial da Revista LIT&TOUR (UAlg.), o WG3 do Writing Urban Places, e colabora com o Ciclo da presença no Alto Alentejo, com a Revista TRIPLOV e com o Jornal Página UM, entre outros. É autora, co-autora e co-editora de estudos e artigos académicos sobre Literatura, Literatura e Ambiente, e Literatura e Turismo. É autora do Romance de Dom Dinis. El-Rey que (nom) fez tudo quanto quis (2022); do conto A Última Entrevista (2021); do romance O Homem que Vivia Dentro dos Sonhos (2016), livro que integrou o PNL – LER+, em 2019. Com o pseudónimo Dulcineia, assina A Súplica de D. Pedro (2014), o livro infantil Inês, a Fada-Boneca – O Roubo das Letras e das Cores do Arco-Íris (2015), e poesia, publicada em antologias literárias e em obras mistas (académicas e literárias).