«Mulheres e Ciganas é o sonho que nos move» - Exposição de Fotografia e de Pintura de Osvaldo Grilo e Natália Serrana
Sinopse
As exposições de fotografia e de pintura estão a cargo de dois artistas portugueses ciganos, Osvaldo Grilo, dirigente associativo que tem a fotografia como hobby e a artista plástica portuguesa cigana Natália Serrana.
A mostra, promovida pela Associação Ribaltambição - Associação para a Igualdade de Género nas Comunidades Ciganas e financiada pelo Alto-Comissário para as Migrações através do Programa de Apoio ao Associativismo Cigano (PAAC-2022) destaca o papel das mulheres portuguesas ciganas na sociedade atual em 11 fotografias e 8 telas.
Osvaldo Grilo através da sua “lente” e Natália Serrana através dos seus pincéis desejam mostrar a sua arte, querem aproximar as pessoas e comunidades através da arte, sem nunca esquecer os seus percursos marcados por infâncias e vidas carregadas de ostracização e perseguições ao seu povo. A arte é uma espécie de grito de revolta!
A partir da lente do Osvaldo Grilo são retratadas mulheres ciganas, mulheres que não se conformam com o dia-a-dia enquanto mulheres e ciganas, alvos muitas vezes de múltiplas discriminações, mas há um sonho que as move! A Teresa Vieira socióloga, a Cátia Montes a Educadora Social, a Maria Gil a atriz, a Marisa Oliveira a mediadora Intercultural, a Susana Silveira a motorista TVDE, a Olga Mariano a Dirigente associativa de 72 anos, a Maria João Onofre a facilitadora, a Tânia Oliveira a Dirigente associativa e mediadora, a Guiomar Sousa a ativista e a Noel Gouveia a Mediadora intercultural representam outras mulheres ciganas que estão muito invisíveis e que em comum partilham um sentimento, o do orgulho de serem mulheres e ciganas, são uma geração de mulheres que creem que a luta por um espaço na sociedade é o único caminho!
A Natália Serrana através das suas telas procura mostrar a diversidade das mulheres ciganas em Portugal, mostra os estádios em que muitas se encontram tendo fatores como a idade, as emoções, a maternidade, a irreverência e a luta pelo sonho!
Ficha técnica
Organização
Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira
Apoio
Associação Ribaltambição - Associação para a Igualdade de Género nas Comunidades Ciganas e InPulsar
Outras Informações
Inauguração dia 3 de fevereiro às 15h00
Entrada gratuita
Público-alvo: População em geral