26 jul. 2023 14h30 Até 15h30

Roteiro da Judiaria de Leiria

Centro histórico de Leiria
Visita Guiada Cultura Percurso / Roteiro

Evento enquadrado na programação do 6º Aniversário do Centro de Diálogo Intercultural de Leiria.

A presença judaica em Leiria remonta a inícios do século XIII, estabelecendo-se uma comuna fora das muralhas da vila, que foi crescendo até ao seu apogeu no século XV.
A Judiaria é ainda hoje percetível na malha urbana de cariz medieval, onde em 1492 se instala o tipógrafo Samuel de Ortas, imprimindo, em 1496, o Almanach Perpetuum, de Abraão Zacuto, fundamental para os descobrimentos portugueses.
Da judiaria permanece a memória da Igreja da Misericórdia como templo construído no local da antiga sinagoga. Nesta igreja barroca localiza-se o Centro de Diálogo Intercultural, que integra igualmente a casa de fundação medieval, dita Casa dos Pintores.

Participação gratuita, com inscrição prévia necessária para cdil@cm-leiria.pt ou 244 839 677 (chamada para rede fixa nacional).

Ponto de encontro: Igreja da Misericórdia

Recomenda-se roupa e calçado confortáveis.