Visita Temática: As Estadias Régias em Leiria de D. Dinis e de D. Isabel de Aragão
Sinopse
Cognominado O Lavrador e o Trovador, D. Dinis (n. 1261 – m. 1325) exerceu o seu reinado entre 1279 e 1325 com sabedoria e diplomacia. Aproveitando a finalização da Reconquista e a estabilidade interna deixada pelo seu pai, D. Afonso III, definiu as fronteiras de Portugal, afirmou a autoridade régia, fomentou a economia e floresceu as artes e a cultura, entre outros feitos.
No ano em que se comemoram os 700 anos da sua morte, o Castelo de Leiria convida a rememorar aquele monarca que tantas marcas deixou no território leiriense. De março a dezembro de 2025, são propostas visitas temáticas em torno de D. Dinis e seu legado, que evidenciam aspetos do castelo e da então vila medieval que ajudou a desenvolver e prosperar.
D. Dinis foi um dos monarcas que mais tempo estanciou em Leiria. Juntamente com a rainha D. Isabel de Aragão, os infantes, e os membros da corte, criadagem e escolta que sempre acompanhavam as itinerâncias régias, D. Dinis habitou nos Paços de São Simão ou a par de São Pedro, situados na antiga cerca da vila medieval, atual Núcleo C do Castelo de Leiria. Das suas ações na governação do reino, destacam-se as políticas de desenvolvimento específicas para o território leiriense, em particular nas Terras de Ulmar (como eram conhecidos na época os Campos do Lis), bem como as reformas no castelo.