«MULHERES E A LIBERDADE» - apresentação do livro «Elisa Curado, uma mulher de causas» de Ana Costa Lopes
Sinopse
Este livro, composto por um Estudo e uma Antologia, segue uma tradição atual, deveras oportuna e crucial, a de recuperar e dar a conhecer escritoras, jornalistas e mulheres notáveis de um passado remoto. A ele ficaram presas sem ninguém que lhes reabilitasse as suas obras, o seu trabalho, nem lhes reconhecesse o valor merecido.
A leiriense Elisa Curado começou a distinguir-se há mais de um século, desde 1875, na imprensa periódica leiriense e posteriormente na lisboeta pelo relevante e audacioso papel na sociedade portuguesa, no que respeita à condição feminina e não só.
Esta obra é um ato de reconstrução do passado e o entendimento do momento presente.
Ficha técnica
Organização
Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira
Outras Informações
Entrada gratuita
Público-alvo: População em geral
Breve biografia
Ana Costa Lopes fez o Mestrado em Estudos Luso-Asiáticos (Variante Literatura) na Universidade de Macau (1994) com o título Confluências e divergências culturais na tradição contística portuguesa e chinesa e nas imagens referentes à família em duas das respectivas colectâneas de contos populares. O Mestrado foi posteriormente defendido na Universidade Nova de Lisboa, tendo sido publicado na colecção Estudos e Documentos do CEPCEP-UCP.
Em 2003 defendeu a sua tese Imagens da mulher nos periódicos portugueses de 1820 a 1890. Percursos da modernidade, tendo-lhe sido conferido o grau de Doutoramento pela Universidade Católica Portuguesa.
Leccionou e proferiu conferências em várias universidades nacionais e estrangeiras.
É investigadora do CEPCEP - Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica Portuguesa desde a sua fundação em 1983, e do CECC da mesma Universidade.
Tem desenvolvido e publicou trabalhos de investigação no âmbito da Literatura Tradicional Portuguesa e Chinesa e da Educação e instrução das mulheres de Oitocentos.