17 mai. 2024 18h00 Até 20h00

«MULHERES E A LIBERDADE» - Tertúlia «Mulheres e a Liberdade»

Biblioteca Conferência

Sinopse

No âmbito da programação das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, queremos celebrar a mulher, destacando o seu papel social, profissional e político, em tempo de ditadura e de liberdade, através de um ciclo de duas conversas, subordinadas ao tema “As mulheres e a Liberdade”.

A conversa parte do visionamento de um breve documentário relativo ao encontro “Francesas em Portugal – Itinerários Múltiplos”, que enaltece o papel da mulher na sociedade, para, de seguida, dar lugar a uma conversa intimista e tertuliana, na qual três mulheres Leirienses, que viveram no período da ditadura, da transição para a democracia e de democracia plena, tal como a conhecemos hoje, nos vêm falar da importância da mulher, antes e depois da liberdade. A conversa contará com a presença de três moderadores, o Dr. Luís Pereira (ADEPA), o Dr. Jorge Sampaio e a Dra. Martina Matozzi, em representação da organização do congresso “Francesas em Portugal – Itinerários Múltiplos”.

Ficha técnica

Organização
Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira

Outras Informações

Entrada gratuita

Público-alvo: População em geral

BIOGRAFIAS

PALESTRANTES

Alexandra Lázaro
Psicóloga Clínica na área da Infância e Adolescência
Formação: Mestrado em Psicologia Clínica, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Pós-Graduação em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental da Infância e Adolescência e Pós-Graduação em Neuroeducação.
Percurso profissional: Centro de Desenvolvimento Infantil do Hospital D. Estefânia; colaboração com Associação de Apoio à Criança e ao Jovem – Raízes; Intervenção psicopedagógica em contexto escolar; atualmente: Coordenadora e Psicóloga no Projeto Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (Equipa PIPSE) e Psicóloga Clínica em contexto particular. 

Graça Sampaio
Nasci em Algés, Lisboa, no ano de 1948.
Fiz o curso dos liceus num colégio em Sintra e depois no Liceu Maria Amália que terminei em 1964.
Entrei na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1966 onde me matriculei no Curso de Filologia Germânica do qual terminei o Bacharelato e a Licenciatura em 1971.
Em 72/73, terminei o Curso de Ciências Pedagógicas na mesma Faculdade.
Em 73/74 terminei o Estágio Profissional de Professora do Ciclo Preparatório na Escola Preparatória de Paula Vicente em Lisboa.
Em 74/75 vim para Leiria, tendo ficado efetiva no 3º grupo (Inglês/Português) na Escola Preparatória D. Dinis onde me mantive até à aposentação em 2010.
Nesta Escola desempenhei os cargos de Orientadora de Estágio de Inglês, Delegada à Profissionalização em Serviço e em Exercício, cooperante da ESEL, várias vezes Presidente do Conselho Diretivo e Executivo, e do Conselho Pedagógico e também Delegada do Grupo de Inglês.
Entre 1988 e 1993 fui Coordenadora Pedagógica da Coordenação de Área Educativa (CAE) de Leiria.
Completei duas pós-graduações em Administração Escolar: uma pela Universidade de Aveiro, em 1994 e outra pelo ISCSP em 2008.
Atualmente dou aulas e dirijo uma escola/universidade sénior em Leiria e sou, por enquanto, Diretora do Museu Escolar de Marrazes.

MODERADORES

Filipe De Moura
Realizador laureado com o Prémio Internacional "Books & Movies" para melhor filme documentário com "Terras de Cister" em 2018.
Formado em Gestão de Marketing pelo IPAM Lisboa e em Canto Clássico pela Guildhall School of Music & Drama em Londres, e com muitos anos de carreira artística em palco nas áreas de canto e representação, Filipe De Moura aprendeu com Renato Guerra e Ângelo Fernandes a arte do Audiovisual e Documentário, tendo-se destacado nos últimos anos com a realização de vários documentários acerca de personalidades e temas importantes como Virgínia Victorino, Joaquim Vieira Natividade ou as Chitas de Alcobaça.

Jorge Sampaio
Jorge Pereira de Sampaio, n. 1965, Alcobaça. Licenciado, Mestre e Doutor em História. Académico da Academia Portuguesa da História. Membro do Conselho Supremo da Sociedade Histórica da Independência de Portugal. Investigador associado do CHAM-Universidade Nova de Lisboa. Técnico da MMP/Ministério da Cultura, no Mosteiro de Alcobaça, onde foi director entre 2010 e 2015. Dos 43 livros publicados em Portugal e no Brasil, recebeu o Prémio Monografia da Sociedade Histórica da Independência de Portugal em 1990 para o estudo «D. Antão de Almada na época da Restauração» e o Prémio Joaquim Veríssimo Serrão / Fundação Eng.º António de Almeida, atribuído pela Academia Portuguesa da História, em 2020, para o seu livro «Virgínia Victorino. Vida e Obra». Foi um dos coordenadores científicos do Congresso Internacional Francesas em Portugal. Itinerários múltiplos.

Luís Pereira
Luís Afonso Peres Pereira. Licenciado em Sociologia pela Universidade Autónoma de Lisboa. Autor de 26 livros na área da História Local e diversos artigos em publicações científicas. Presidente da Direcção da ADEPA desde 2017.

Martina Matozzi
Martina Matozzi (1985, Massa Marittima, Itália) é leitora na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde ensina Italiano e História da Língua Italiana. Estudou Línguas e Literaturas Estrangeiras na Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Siena. É doutorada em Patrimónios de Influência Portuguesa pela Universidade de Coimbra, onde apresentou uma tese publicada em livro sob o título De Torna-Viagem. A emigração na literatura portuguesa (Caleidoscópio, 2019). Atualmente desenvolve uma investigação em glotodidática do Italiano como língua estrangeira aplicando uma abordagem diacrónica e sincrónica da língua italiana e da língua portuguesa tendo vindo e estando a apresentar o que resulta do seu trabalho em conferências e artigos científicos.