“O Grito” de Michelangelo Antonioni | Ciclo de Cinema Neorrealista Comentado | Artistas na Fábrica
Sinopse
2.ª Sessão inserida no Ciclo de Cinema Neorrealista Comentado
- “O grito” (Il Grido) de Michelangelo Antonioni – com a presença do realizador Pedro Florêncio
O filme será apresentado por Pedro Florêncio, realizador, professor e investigador na área do cinema. No final da exibição, haverá um espaço de conversa entre o realizador e os espetadores, proporcionando um momento de reflexão e debate sobre a obra.
Pedro Florêncio é licenciado em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema, mestre em Cinema e Televisão pela NOVA FCSH e doutorado em Artes Performativas da Imagem e Movimento pela Universidade de Lisboa. Como realizador, dirigiu, entre outros, os filmes À Tarde (2017), Turno do Dia (2019) e Nocturna (2023). Em 2020, publicou o livro Esculpindo o Espaço – O cinema de Frederick Wiseman, além de diversas publicações sobre cinema. Atualmente, é docente na NOVA FCSH.
Sobre o realizador Michelangelo Antonioni: A paisagem como reveladora dos sentimentos, no cinema de Antonioni. O que se adivinhava já em "Cronaca Di Un Amore" tem aqui o seu momento de transição para a famosa trilogia da alienação aberta com "L''avventura". A paisagem reflecte o estado de alma de Aldo, desde a separação da amante até à verificação da falta de sentido da sua vida, que o leva ao suicídio. Texto: Cinemateca Portuguesa
Sinopse: Aldo, um operário de fábrica que vive com Irma enquanto o marido dela está ausente há anos. Quando recebe a notícia da morte do marido, Aldo propõe casamento, mas Irma confessa que já não o ama e tem outro relacionamento. Devastado, ele parte com a filha pequena, vagando pelas paisagens rurais da Itália em busca de um novo rumo. Ao longo do caminho, enfrenta desilusões e uma profunda crise existencial, numa jornada melancólica marcada pelo isolamento e pela incerteza.
Ficha técnica
Classificação etária: M/12
Realizador: Michelangelo Antonioni
Atores principais:
- Steve Cochran
- Alida Valli
- Betsy Blair
- Gabriella Pallotta
País de origem: Itália
Ano de rodagem: 1957
Duração: 1h43min.
Curadoria: Museu do Neo-Realismo (Município de Vila Franca de Xira)
Organização: Município de Leiria, Leiria Cultura, m|i|mo - museu da imagem em movimento, Museu de Leiria e Museu do Neo-Realismo (Município de Vila Franca de Xira)
Outras Informações
Reservas e Informações:
As entradas nas sessões de cinema comentado do Ciclo são gratuitas, embora sujeitas a inscrição prévia até à lotação da sala.
Teatro Miguel Franco, Telef.: (+351) 244 839 680 (Chamada para rede fixa nacional) ou pelo e-mail teatromfranco@teatrojlsilva.pt.